Glossário

Definições dos principais termos usados no relatório GXI

Termo Definição
Negócio combinável

Uma organização baseada em uma arquitetura de negócios flexível que utiliza APIs para adaptar a infraestrutura digital, integrar ecossistemas e implantar processos e serviços como blocos modulares.

Consumidores

Organizações que integram recursos digitais aos seus processos de negócios, aproveitando as capacidades, os conjuntos de habilidades, os dados e as ofertas dos participantes do ecossistema através de um marketplace digital.

Core

Onde as organizações estabelecem a base para a presença digital. Os líderes digitais implantam hubs digitais e interconectam o digital core para otimizar a conectividade, o acesso à nuvem e reduzir custos em locais com o maior volume de interações digitais.

Oportunidade digital

Utilizar tecnologias digitais para criar oportunidades de mercado, promover o crescimento sustentável, maximizar vantagens competitivas e proporcionar novo valor aos clientes.

Economia digital

A economia caracterizada por empresas que utilizam tecnologia para criar valor e fazer trocas eletronicamente com um vasto ecossistema de empresas, parceiros e provedores.

Digital-First

Digital-first é uma mentalidade de inovação empresarial que significa que as empresas avaliam oportunidades de transformação e crescimento na forma de modelos de negócios digitais em termos de escala e flexibilidade, antes de considerar quaisquer outros modelos tradicionais (ou não digitais). Isso permite que as empresas aumentem os fluxos de receita digitais e implementem novos modelos de negócios como serviço.

Líderes Digitais

Organizações com visão de futuro que investem na transformação de sua infraestrutura para alcançar resultados comerciais diretos. Elas estão digitalizando os negócios não apenas para resolver seus desafios de infraestrutura, mas também para melhorar as margens comerciais e, ao mesmo tempo, acelerar o crescimento e a inovação.

Marketplace digital

Plataformas online em que os vendedores e compradores podem se conectar, colaborar e trocar dados, bem como oferecer ou consumir produtos e serviços.

Ecossistema

Concentrações de empresas, fornecedores, parceiros, provedores e outras empresas do setor que colaboram e trocam dados eletronicamente. Os líderes digitais participam de ecossistemas digitais para consumir, produzir e fornecer serviços digitais, impulsionando a inovação, as receitas e o valor.

Edge

É onde a presença digital de uma organização encontra o mundo físico, proporcionando proximidade com clientes, funcionários, terminais e locais de negócios. Os líderes estão distribuindo infraestrutura em todo digital edge para aumentar a eficiência e oferecer perspectivas aprimoradas sobre os clientes, bem como experiências seguras e integradas.

Empresas

Uma organização caracterizada pela escala, a diversidade de operações e a hierarquia estruturada, além de ser impulsionada por objetivos específicos, que podem abranger rentabilidade, crescimento, domínio de mercado ou entrega de produtos ou serviços especializados. No GXI, os segmentos empresariais são definidos como: Bancos e Seguros, Serviços Empresariais e Profissionais, Serviços ao Consumidor, Energia e Serviços Públicos, Saúde e Ciências Biológicas, Serviços Industriais, Manufatura, Setor Público, Valores Mobiliários e Comércio, e Comércio Atacadista e Varejista.

Seguidores

Organizações que continuam vinculadas a uma infraestrutura antiga e não têm uma estratégia digital em vigor. Embora possam estar adotando novas tecnologias, elas demoram para transformá-las em valor comercial e não estão aproveitando os ecossistemas para suporte.

Seguidoras rápidas

Organizações que seguem e aplicam as práticas comprovadas de líderes digitais para obter vantagem competitiva. Estão abandonando a infraestrutura antiga para adotar a troca de tráfego de dados colaborativa para crescer e prosperar. Essas seguidoras rápidas descobriram que, para maximizar suas oportunidades, devem abandonar rapidamente seus modelos de negócios estáticos.

Produtores

Organizações que fornecem serviços digitais a outras empresas através de um mercado de ecossistemas.

Provedores

Provedores de serviços digitais que incluem redes, provedores de cloud, provedores de SaaS e outros provedores de aaS, como OTTs (empresas de tecnologia que fornecem conteúdo transmitido pela Internet) ou CDMs (provedores de conteúdo e mídia digital).

Provedores de serviço

Uma empresa que fornece serviços aos clientes, incluindo redes, aplicativos, infraestrutura, comunicações unificadas e segurança, em suas instalações, em seus data centers ou em data centers de terceiros. No GXI, os segmentos de provedores de serviços são definidos como: Serviços de Cloud e TI, Conteúdo e Mídia Digital, Provedores de Hyperscale e Rede.

Interconexão

A troca de tráfego direta e privada entre duas ou mais partes, dentro de um data center de colocation carrier-neutral.

Velocidade de interconexão

Uma medida, calculada em bits/s, da capacidade provisionada para troca direta e privada de tráfego entre duas ou mais partes, dentro de data centers de colocation carrier-neutral.