Terminologia Equinix

Termo Definição
Registro de acesso

O Equinix Customer Portal exige uma atribuição de acesso de segurança. Você pode solicitar um "conceder acesso" ou um "remover acesso".

ACL

Lista de controle de acesso. Usada pelos clientes para ativar e comunicar a autorização de acesso ao site para funcionários aprovados e fornecedores terceirizados. Os clientes podem manter as ACLs via GCP/ECP ou entrando em contato com o Equinix Global Service Desk (GSD).

AM Account Manager (Gerente de Contas)
AMER Américas (Estados Unidos, Canadá, Brasil)
APAC Ásia-Pacífico, também conhecida como AP
ARD Data de resolução alternativa
A-Side Demarc O ponto de demarcação do cliente que faz encomendas
ASTS Automatic Static Transfer Switch (Central automática de transferência estática)
BACnet Um protocolo de comunicação de dados para a construção de redes de automação e controle.
BAS Building Automation System (Sistema de automação predial).
BCI Business Contact Information (Informações de contato comercial)
BCM

Monitoramento de circuito de ramificação. Um sistema de monitoramento usado para registrar e monitorar um circuito elétrico individual. Os parâmetros típicos monitorados incluem amperagem, voltagem, fator de potência, potência aparente (volt amperes), potência real (watts) e uso de energia (watt-hora). O circuito ramificado é normalmente definido como o circuito alimentado por um único disjuntor ou conjunto de disjuntores trifásicos em um painel de disjuntores múltiplos.

BICSI Building Industry Consulting Service International (Serviço Internacional de Consultoria para a Indústria de Construção)
Blanking Panel Dispositivo montado em espaços U não utilizados em um rack que restringe o fluxo de ar de recirculação, também chamado de supressão ou placas de enchimento.
BMR Biometric Reader (Leitor biométrico)
BMS Building Management System (Sistema de gestão de construção), sinônimo de BAS, AMS e outras ferramentas baseadas em computador usadas para gerenciar ativos de data center.
BOM Bill of Material (Lista de materiais)
Bypass Airflow (Fluxo de ar de desvio)

O ar-condicionado que não alcança os equipamentos de informática. Com ventoinhas de velocidade fixa (comuns em equipamentos DX), parte do ar de desvio será inevitável e não terá contenção, e a outra parte será prudente. O ar de desvio não intencional pode ocorrer pelo escape através de cortes no cabeamento, orifícios debaixo dos racks, pisos perfurados mal colocados ou orifícios nas paredes do perímetro da sala de computador.

C Graus Celsius
CC

Cross Connect. Nos data centers da Equinix, os Cross Connects são simplesmente mídias físicas, não circuitos. Os clientes do IBX podem usar Cross Connects para diversas finalidades, incluindo peering privado, prestação de serviços, conectando-se a WANs (redes de longa distância) privadas ou conectando-se com a estrutura central de interconexão.

R/A Refrigeração/Aquecimento
Rack Dispositivo que funciona como suporte para equipamentos de TI, também chamado de rack
CCF Cold Aisle Containment system (Sistema de contenção de corredor frio) que direciona o ar refrigerado do equipamento de ar-condicionado para a parte interna dos racks de maneira altamente eficiente.
CADE Corporate Average Data Center Efficiency (Eficiência corporativa média de data center).
CapEx Capital Expense (Despesas de capital), o custo de aquisição de bens de capital.
Emissão de carbono Uma medida do volume de dióxido de carbono gerado por operações de negócios; normalmente, as unidades são as toneladas métricas.
CFA Carrier Facilities Assignment or Circuit Facility Assignment (Atribuição de instalações de operadoras ou atribuição de instalações de circuito)
CFD Computational Fluid Dynamics (Fluidodinâmica computacional, uma técnica de análise numérica normalmente utilizada na análise do fluxo de ar em data centers).
CFM Cubic Feet per Minute (Pés cúbicos por minuto), uma unidade de taxa de fluxo, normalmente usada para especificar o fluxo de ar.
CFR Capacity Feasibility Review (Análise de viabilidade da capacidade)
Refrigerador

Uma unidade composta por um compressor, uma seção de condensação e uma seção de expansão. As seções de condensação e expansão quase sempre têm água ou glicol como agente de transferência de calor para o resto do sistema; com água/glicol primário no lado de condensação e água secundária no lado de expansão.

Close Coupled Cooling (Refrigeração de acoplamento curto)

Tecnologia de refrigeração instalada junto aos racks do servidor, diminuindo o caminho que o ar deve percorrer da unidade de condensação ao longo do equipamento de TI e de volta para a mesma unidade.

CMR Critical Maintenance Request (Solicitação de manutenção crítica)
CO Change Order (Pedido de mudança)
CoE Coeficiente de eficiência. Métrica do Uptime Institute baseada no modelo de coeficiente de eficiência Nash-Sutcliffe.
Corredor frio Um corredor em que os racks estão com a frente virada para esse mesmo corredor. O fluxo de ar resfriado é dirigido para esse corredor para que, em seguida, tal fluxo possa entrar pelas frentes dos racks de uma maneira altamente eficiente.
Cold Spot (Ponto frio) Uma área em que a temperatura do ar ambiente está abaixo dos níveis desejados. Normalmente, é causado pela gestão ineficiente do fluxo de ar, que necessita de um ponto de ajuste de temperatura mais baixo do que o que seria necessário com uma gestão adequada do fluxo de ar.
Colo Colocation
Contenção

O uso de cortinas longas ou plástico rígido para manter uma barreira física entre o corredor quente e o frio. Manter o ar de exaustão distante da entrada dos racks do servidor é fundamental para que um data center seja mais eficiente.

Cooling Tower (Torre de refrigeração)

Um dispositivo que resfria a água por meio da evaporação direta de uma parte da água. A água é bombeada para o topo da torre de refrigeração e escorre sobre o abastecimento, normalmente pastilhas ou tiras, para um reservatório na parte inferior da torre de refrigeração. O ar é aspirado das partes laterais sobre o abastecimento por ventoinhas localizadas na parte superior da torre, evaporando parte da água, o que refrigera a água restante. A temperatura da água no reservatório é controlada pela variação da velocidade das ventoinhas. A água do reservatório é então utilizada para refrigerar a seção de condensação de um refrigerador ou o loop secundário diretamente por meio de um trocador de calor (consulte "economizador do lado molhado").

COP Coefficient of Performance (Coeficiente de desempenho); usado para avaliar a eficácia de bombas de calor ou unidades de refrigeração. É a razão da carga em uma unidade de refrigeração e a energia usada por esta.
CR Sala de computador
CRAC

Computer room air conditioner (Ar-condicionado da sala de computador; pronúncia: crack), que utiliza refrigerante e um compressor. A refrigeração do ar no data center é realizada por meio do fluxo de ar sobre as bobinas de evaporação em que o refrigerante é "diretamente expandido" (ver DX).

CRAH Computer Room Air Handler (Manipulador de ar da sala de computadores; pronúncia: craw), que utiliza a água refrigerada que passa pelo trocador de calor para refrigerar o ar que percorre o trocador de calor.
CRD Customer Requirements Document (Documento de exigências do cliente)
Critical Load (Carga crítica) Equipamento de computador cuja disponibilidade é crítica, normalmente com suporte de um sistema UPS.
CSI Cold Supply Infiltration (Índice de infiltração do fornecimento de frio), determina a quantidade de ar quente que se mistura ao ar de entrada frio antes de entrar no rack.
CSM Customer Success Manager (anteriormente conhecido como Client Services Managers)
CT

Transformador de corrente, um dispositivo usado para transformar a corrente elétrica de um nível para outro com uma proporção específica. Por exemplo, um transformador de corrente 5000:5 transforma a corrente no lado principal em corrente no lado secundário com uma relação de 1000:1. Os TCs são normalmente usados para transformar grandes correntes em correntes muito menores, de forma que o equipamento de medição padrão possa ser usado uma variedade de circuitos medindo a corrente secundária em vez da uma grande corrente principal.

CUE

Carbon Usage Effectiveness, uma métrica definida pelo Green Grid, é uma medida de sustentabilidade em termos de emissões de carbono específicas do data center. O CUE é calculado dividindo as “emissões totais de CO2 causadas pela energia total do data center” pelo “consumo de energia do equipamento de computação de TI”. Uma maneira alternativa de calcular o CUE é multiplicar a PUE anual do data center pelo Fator de Emissões de Carbono para a região, conforme determinado pela EPA. As unidades de CUE são quilogramas de dióxido de carbono por quilowatt-hora.

Cutout Uma área aberta
CW Chilled Water (Água refrigerada)
CX Customer Experience (Experiência do cliente)
D/H Desumidificação/Umidificação.
DC Data Center
DC

Direct Current (Corrente direta), um método em que não há variação de tempo no fornecimento de energia. Embora seja ligeiramente mais eficiente do que a AC se utilizada entre a parte DC do sistema UPS e os fornecimentos de energia do equipamento de TI, ainda não conquistou ampla aceitação em data centers modernos.

DCiE

Data Center infrastructure Efficiency (a infraestrutura de eficiência do data center) é uma métrica desenvolvida pelo Green Grid, calculada pela divisão do consumo de energia do equipamento de TI pelo consumo de energia de todo o data center. Essa medida é o inverso do PUE.

Zona morta

Uma técnica de controle que evita a oscilação ou falta de necessidade de ciclo de uma variável controlada. Na refrigeração de data centers, normalmente se aplica à ação do CRAC ou CRAH relativos ao ponto de ajuste. Uma determinada quantidade de zona morta em torno do ponto de ajuste evita ciclos desnecessários do compressor ou da válvula de água refrigerada.

Delta T A diferença de temperatura ao longo de um dispositivo. Os exemplos são a diferença de temperatura entre a entrada e a saída de uma peça do equipamento de TI ou entre a entrada e a saída de uma unidade de refrigeração (CRAC ou CRAH). O delta T, o fluxo de ar e a dissipação térmica estão relacionados: dissipação térmica = fluxo de ar x delta T x calor específico do ar.
Dew point

A temperatura em que o ar alcança a saturação de vapor d'água. O ponto de condensação é uma constante para uma quantidade específica de água em uma determinada quantidade de ar, enquanto a umidade varia com a temperatura. A última especificação ASHRAE para condições ambientais em data centers inclui um limite superior para a umidade baseada no ponto de condensação.

Dry Cooler

Um líquido para o ar do trocador de calor que funciona como um radiador no qual o ar é ventilado por meio de ventoinhas. Normalmente, é utilizado como um dispositivo de rejeição de calor para condensadores refrigerados por água ou glicol e também pode ser usado como dispositivo de rejeição de calor em bobinas refrigeradas por líquido em um AHU em condições ambientais adequadas.

Dry-Bulb Temperature (Temperatura de bulbo seco)

A temperatura do ar medida por meio de um termômetro bulbo seco, de tal modo que a refrigeração por evaporação não tenha efeito. Geralmente usada em conjunto com uma leitura de bulbo úmido, o que inclui o efeito de refrigeração por evaporação, a fim de determinar a umidade relativa.

DWDM Dense Wavelength Division Multiplexing (Multiplexação por divisão no comprimento de onda)
DX Direct Expansion (Expansão direta). Refere-se ao uso de refrigerante diretamente expandido em bobinas de evaporação no fluxo de ar de fornecimento de uma unidade de ar-condicionado.
ECEE Equinix Carrier Ethernet Exchange™
ECO Equinix Customer One. Programa usado por toda a empresa para simplificar e padronizar a forma de fazermos negócios com nossos clientes.
Economia

Uma maneira de utilizar o ambiente local em torno do data center para auxiliar no resfriamento da carga de TI por meios naturais em vez de usar mais energia. Existem dois tipos comuns de economia, a economia do lado de ar e a economia do lado molhado; por vezes chamado de LINK. A economia é um grande benefício para quem consegue tirar proveito dela, em virtude da oportunidade de economia de energia.

ECP Equinix Customer Portal
ED Equinix Direct
EFC Equivalent Full Cabinets (Racks completos equivalentes), a quantidade de racks completos que existiriam se todo o equipamento no data center estivesse concentrado em racks completos.
EIS Enterprise Information Systems (Sistemas de informações corporativos)
EMEA Europe, Middle East, Africa (Europa, Oriente Médio, África)
EOC Equinix Operations Center
EQIX Equinix
ESD Electrostatic Discharge (Descarga eletrostática), mais conhecida como "descarga estática".
ESD Equinix Service Desk, agora conhecido como Global Service Desk (GSD)
F Graus Fahrenheit.
GF Functional Group (Grupo funcional)
FOC Firm Order Commitment (Compromisso sólido de pedido)
fSnD Former Switch and Data (Switch e dados antigos)
Ft2 Pés quadrados, uma unidade de área.
GAM Global Account Manager (Gerente de Contas Globai)
GCC Global Customer Care (Atendimento ao cliente global)
GCP Global Customer Portal. Também referido como Equinix Customer Portal (ECP).
GPL Global Process Library (Biblioteca de processos globais)
GPM Galões por minuto, uma unidade de taxa de fluxo.
GPO Global Process Organization (Organização de processos globais)
GSD Global Service Desk anteriormente conhecido como Equinix Service Desk (ESD)
GTS Global Technology Services (Serviços Globais de Tecnologia - também conhecidos como TI)
HAC Hot Aisle Containment (Contenção de corredor quente), sistema que direciona o ar quente da parte externa dos racks para os dutos do equipamento de ar-condicionado de maneira altamente eficiente.
Distorção harmônica

Distorção na forma de onda da tensão da linha. Qualquer forma de onda cíclica pode ser descrita como a soma de ondas senoidais de várias magnitudes que são múltiplos inteiros da frequência raiz (60 Hz, 120 Hz, 180 Hz etc.). Os harmônicos geralmente são o resultado da carga não linear do sistema de distribuição de energia devido à natureza das fontes de alimentação de estado sólido. Os harmônicos são prejudiciais à eficiência e à capacidade do equipamento de distribuição de energia e do equipamento rotativo devido ao aumento das perdas por corrente parasita e torques de frequência não fundamental.

HDG Galvanizado a quente.
Heat Exchanger

Um dispositivo usado para transferir energia térmica de um meio para outro. Os trocadores de calor geralmente utilizados são os de água para ar em unidades de tratamento de ar, de placa e quadro em economizadores, etc.

Hot Aisle (Corredor quente) Um corredor em que os racks estão com a parte de trás virada para esse mesmo corredor. O ar de exaustão aquecido do equipamento nos racks entra nesse corredor e é direcionado para os escapes de retorno do CRAC.
Hot Spot (Ponto quente) Uma área normalmente relacionada a um rack ou conjunto de racks, em que a temperatura do ar ambiente está acima dos níveis aceitáveis. Normalmente, é causado por uma má-gestão do fluxo de ar (fornecimento de ar refrigerado insuficiente ou um excesso de recirculação).
Hp Cavalo-vapor
HPD High Power Density (Alta densidade de potência)
HPDC Data center de alto desempenho, um data center com carga de kW acima da média, normalmente maior que 10 kW/rack
Hr Hora
HVAC

Heating, Ventilation and Air Conditioning system (Sistema de aquecimento, ventilação e ar-condicionado), o conjunto de componentes usados para condicionar o ar interno, incluindo os equipamentos de aquecimento e refrigeração, bem como a tubulação e os dispositivos relacionados ao fluxo de ar.

IB Installed Base (Base instalada)
IBCC Intra-Building Cross Connect (Cross connect dentro do edifício)
IBID Intra-Building Inner duct
IBX Data center Equinix International Business Exchange™ (IBX®)
IBXflex Espaço de escritório
ICE Internet Core Exchange
IDF Intermediate Distribution Frame (Quadro de distribuição intermediária)
IEEE Institute of Electrical and Electronics Engineers (Instituto de Engenheiros Elétricos e Eletrônicos)
IM Implementation Manager
Inlet Air (Ar de entrada) O ar que entra no equipamento mencionado. Em equipamentos de ar condicionado, este é o ar aquecido que retorna para ser refrigerado, também chamado de "ar de retorno". Em racks e servidores, este é o ar refrigerado que entra no equipamento.
In-Row Cooling (Refrigeração em sequência) Tecnologia de refrigeração instalada em sequência entre racks, em uma fileira que atrai o ar quente do corredor quente e fornece ar refrigerado ao corredor frio, reduzindo o caminho percorrido pelo ar (ver refrigeração de acoplamento curto).
IP Internet Protocol (Protocolo de Internet), uma tecnologia de comunicação que utiliza a Internet para a comunicação.
IR Incident Report (Relatório de incidente)
IR Infrared spectrum (Espectro de infravermelhos) utilizado por tecnologias de termografia.
IXP Ponto de troca de tráfego de internet
JVM Java Virtual Machine (Máquina Virtual Java), intérprete de Java. Programa que converte a linguagem intermediária do Java em linguagem de máquina executável.
kBTU Unidade térmica britânica de quilo, 1.000 BTUs (ver BTU).
kCFM Quilos de pés cúbicos por minuto, mil CFM (ver CFM).
kV Quilovolts, mil volts, (ver V).
kVA Quilovolt-amperes = tensão x corrente (amperagem) (ver VA).
KVM

Keyboard, Video, Mouse (Teclado, vídeo, mouse), uma tecnologia de interface que permite aos usuários acessarem diversos servidores remotamente, de um ou mais locais KVM. De forma indeterminada, também pode significar Máquina Virtual baseada em Kernel: uma versão da Máquina Virtual Java para dispositivos pequenos com memória limitada.

kW Kilowatt
kWh Quilowatt-hora
Latent Cooling (Refrigeração latente)

O processo de condensar a água a partir do ar e, em seguida, evaporá-la. A água gera energia durante a condensação. Se a água for evaporada posteriormente (tal como de uma bandeja), a quantidade de energia usada para evaporar a água será a mesma que a gerada pelo vapor d'água para o equipamento de refrigeração quando ela foi condensada. A refrigeração ocorre posteriormente, por isso o termo "refrigeração latente". Em um sistema no qual a água condensada é bombeada ou escoada, a refrigeração que pode ocorrer da evaporação não refrigera o ambiente em que a condensação aconteceu, assim, a capacidade de refrigeração gasta na condensação do vapor de água é desperdício de energia.

Latent Cooling Capacity (Capacidade de resfriamento latente) Capacidade de resfriamento relacionada à temperatura do bulbo úmido e objetos que produzem condensação.
LEC Local Exchange Carrier (Operadora de troca de tráfego local)
Line Noise (Ruído de linha) As distorções sobrepostas na forma de onda de energia podem causar interferências eletromagnéticas.
Liquid Cooling (Refrigeração líquida) Um termo geral usado para fazer referência a uma tecnologia de refrigeração que usa um calor evacuado por líquido. Em data centers, as duas formas predominantes de evacuação de calor são a líquida (água refrigerada) e refrigerante (DX).
LOA Letter of Authorization (Carta de autorização)
Load (Carga) A demanda de um sistema, geralmente utilizada para descrever o consumo de energia no sistema de fornecimento de energia ou a necessidade de refrigeração no sistema de refrigeração. As unidades utilizadas são kW, BTU/h, toneladas etc.
MACD Move, Add, Change, Delete (Mover, adicionar, alterar, excluir)
MAH Makeup Air Handler, um manipulador de ar que condiciona e fornece ar exterior para um espaço ocupado.
Make-Up Air (Ar renovado) O ar-condicionado fornecido por um MAU ou MAH.
MAU Makeup Air Unit (Unidade de ar renovado), sinônimo de MAH.
Maximum Temperature Rate of Change (Taxa de variação da temperatura máxima)

Norma da ASHRAE (American Society of Heating, Refrigerating and Air-Conditioning Engineers) estabelecida para garantir temperaturas de ar estáveis. O padrão é 9 graus F por hora.

MC Media Converter (Conversor de mídia)
MDF Main Distribution Frame (Quadro de distribuição principal)
MERV Valor de notificação de eficiência mínima, ASHRAE 52.2, para filtração de ar medida em tamanho de partícula
MLPE Multi-Lateral Peering Exchange (Troca de tráfego multilateral)
MMF Multi Mode Fiber (Fibra multimodo)
MMR Meet me Room
MPOE Ponto mínimo de entrada
MRC Monthly Recurring Charge (Carga recorrente mensal)
MRR Monthly Recurring Revenue (Receita recorrente mensal - interpretação de MRC para uso interno)
N+1 Necessidade + 1, um conceito de redundância em que a capacidade é configurada para incluir a capacidade utilizada mais um dispositivo adicional para habilitar operações contínuas com a falha de um sistema na configuração.
NEBS Network Equipment-Building System design guidelines (Diretrizes de design para sistemas de construção de equipamento em rede) aplicadas a equipamentos de telecomunicações.
NNI Network to Network Interface (Interface rede a rede)
Nº. Número
NOC Network Operations Center (Centro de operações em rede)
Nominal Cooling Capacity (Capacidade de resfriamento nominal) A capacidade de resfriamento total do equipamento de ar-condicionado inclui as capacidades de resfriamento latente e sensível.
NPA/NXX Código de área e primeiros 3 dígitos de um número de telefone
NRC Non Recurring Charge (Carga não recorrente)
NSE Network Support Engineering (Suporte de Engenharia de Redes)
NTP Network Time Protocol (Protocolo de tempo de rede)
OM Order Management (Gestão de pedidos)
OpEx Operating Expense (Despesa operacional), as despesas correntes relacionadas à operação do data center.
Overcooling (Resfriamento em excesso) Uma situação em que o ar é refrigerado abaixo dos níveis ideais. Normalmente utilizado em referência a temperaturas de entrada do rack.
PDU

Power Distribution Unit (Unidade de distribuição de força), normalmente se refere a uma de duas peças de equipamento na cadeia de fornecimento de energia. Uma dessas peças é o painel de combinação transformador/disjuntor, muitas vezes utilizado entre um fornecimento de tensão do sistema de UPS mais alto do que o usado pelo equipamento de TI e os racks. A outra é um dispositivo parecido com um filtro de linha, utilizada na parte interior do rack para distribuir energia ao equipamento de TI.

PF

O Power Factor (fator de potência) representa a parte da potência aparente que corresponde à potência real. A fonte do fator de potência é formada por componentes não resistivos (indutores e capacitores) na carga em um sistema de potência CA. Tais componentes atraem uma corrente que está 90 graus defasada em relação à tensão entre eles, resultando no fornecimento de uma potência real igual a zero. Embora o sistema de fornecimento de energia deva levar essa corrente (bem como toda a corrente que não resulta no fornecimento de potência real), nenhum trabalho útil é realizado. As empresas de energia normalmente cobram uma multa por cargas que têm um fator de potência significativamente distante de 1,0, pois o tamanho do equipamento que deve estar posicionado no local depende da corrente total fornecida, mas a cobrança normal é baseada na potência real fornecida.

PH

Fase, um termo que descreve a relação entre várias formas de onda que variam no tempo, que têm uma frequência constante, mas diferem em sua posição em relação ao tempo. Também é usado para se referir ao número de tensões senoidais que compõem o fornecimento de energia a um dispositivo. As mais comuns são trifásicas e monofásicas. Monofásica consiste em 2 condutores entre os quais uma tensão senoidal está presente. Trifásica é um conjunto de 3 ou 4 condutores. No caso de 3 condutores, uma tensão senoidal de magnitude e frequência constantes, mas com relação diferente com relação ao tempo, existe entre quaisquer 2 condutores. Em um sistema de 4 fios, a mesma voltagem existe assim como no caso de 3 fios entre qualquer um dos três condutores "quentes" e, além disso, entre qualquer um dos três condutores "quentes" e o quarto condutor neutro existe uma voltagem que é menor em um fator da raiz quadrada de três do que a voltagem entre qualquer um dos condutores "quentes". Um exemplo disso é um sistema trifásico 208/120. Há 208 volts entre qualquer um dos três condutores "quentes" e há 120 volts entre qualquer um dos condutores "quentes" e o condutor neutro.

Plate and Frame (Placa e quadro)

Um tipo de trocador de calor comumente usado em sistemas de água para água. É uma série de placas presas em uma estrutura através da qual há 2 caminhos para a água que são adjacentes, mas separados. As trocas de calor de placa e estrutura são simples de dimensionar por meio da adição de componentes extras e a manutenção é direta por meio da desmontagem.

Plenum Uma câmara de recepção para o ar utilizado para direcionar o fluxo de ar.
PM Project Manager (Gerente de projeto)
PMO Project Management Office (Escritório de Gestão de Projetos)
PNI Private Network Interface (Interface de rede privada)
POC Ponto de contato (ver SPOC)
Polo Uma sequência de recipientes com energia fornecida por um PDU.
Posição de polo Um receptáculo de energia em um polo.
POTS Plain Old Telephone Service (Telefone público comum)
PPP Políticas, procedimentos, processos
Pressure Differential (Diferencial de Pressão)

A diferença de pressão entre dois locais no data center. O ar flui de áreas com pressões maiores para áreas com pressões menores. Muitas vezes, o diferencial de pressão entre o plenum do piso inferior e o espaço do piso superior é controlado pela variação de velocidade das ventoinhas que fornecem ar ao plenum do piso inferior. Isso possibilita que a adição de pisos ventilados não afete o ar fornecido aos pisos ventilados existentes, a fim de que a carga de TI adicional possa ser colocada no piso sem prejudicar o ajuste do piso existente.

Primary Loop (Loop primário) Loop de água que refrigera o lado condensador de um resfriador. Esse loop é resfriado por resfriadores secos em torres de refrigeração.
TP

Transformador de potencial. Um dispositivo usado para transformar o potencial elétrico (tensão) de um nível para outro com uma proporção específica. Por exemplo, um transformador de potencial 480:120 transforma a tensão no lado principal em tensão no lado secundário com uma relação de 4:1. Os TCs são normalmente usados para transformar grandes tensões em tensões muito menores, de modo que o equipamento de medição padrão possa ser usado em uma variedade de circuitos medindo a tensão secundária em vez da grande tensão principal.

PU Packaged Unit (Unidade embalada), um manipulador de ar que é um dispositivo completo pronto para uso, e não um dispositivo personalizado montado no local a partir de componentes.
QOH Quantity on Hand (Quantidade disponível)
RAH Recirculation Air Handler (Manipulador de ar de recirculação), um dispositivo que faz o ar circular, mas não o resfria.
Raised Floor (Piso elevado) Piso de metal em suportes que cria um plenum para o fluxo de ar e cabeamento, sinônimo de RMF.
Recirculação O ar que sai do equipamento de TI e, em seguida, entra novamente no mesmo equipamento ou em outra peça dele sem ser refrigerado. Geralmente causado por um controle deficiente do fluxo de ar, em virtude da falta de blanking panels, lacunas em sequências, fornecimento de ar insuficiente, etc.
Return Air (Ar de retorno) O ar aquecido que retorna para o equipamento de ar condicionado.
RFI Radio Frequency Interference. (Interferência de radiofrequência).
Rh Relative Humidity (Umidade relativa)
RMF Raised Metal Floor (Piso elevado), uma alternativa ao termo mais comumente usado: piso elevado.
ROI Return on Investment (Retorno sobre o investimento), uma medida do dinheiro gerado por uma entidade como uma porcentagem do valor total de seus ativos investidos.
RPM Rotações por minuto, uma unidade de velocidade angular.
RPP Remote Power Panel (Painel de força remoto)
RTU Rooftop Unit (Unidade de cobertura), um manipulador de ar projetado para uso ao ar livre, montado em um telhado.
S+S Sistema mais sistema.
SCFM Standard Cubic Feet per Minute (Pés cúbicos padrão por minuto), a taxa de fluxo volumétrico de um gás corrigida para condições padronizadas de temperatura, pressão e umidade relativa.
SE Sales Engineer (Engenheiro de vendas)
Secondary Loop (Loop secundário) Água utilizada para refrigerar os trocadores de calor em AHUs e é refrigerada por meio da unidade de expansão em um refrigerador.
Sensible Cooling (Refrigeração sensível) A ação de reduzir a temperatura de ar do bulbo seco sem a ocorrência de condensação.
Set Point (Ponto de ajuste) Em um sistema de controle, este é o valor com o qual a variável que está sendo controlada será comparada. Os pontos de ajuste da temperatura e da umidade são comuns no sistema de refrigeração de um data center.
SH Smart Hands
Short Cycling (Ciclo curto) O fluxo de ar refrigerado que retorna às unidades de refrigeração sem passar pelo equipamento de TI, também chamado de desvio.
SLA Service Level Agreement (Acordo de Nível de Serviço)
SLO Service Level Objective (Objetivo de nível de serviço)
SME Subject matter expert (Especialista no assunto)
SMF Single Mode Fiber (Fibra monomodo)
SOP Standard Operating Procedure (Procedimento operacional padrão)
SOW Statement of Work (Declaração de Trabalho)
SPOC Ponto de contato único (consulte POC)
SR Service Request (Solicitação de serviço)
STORflex Espaço de armazenamento
STS Static Transfer Switch (Central de transferência estática), um dispositivo de estado sólido que transfere a alimentação de energia de uma fonte para outra, assim como do utilitário de entrada para um gerador.
Subpiso A área aberta debaixo de uma sala de computador elevada, também chamado de plenum subpiso.
Supply Air (Ar de fornecimento) O fluxo de ar refrigerado emitido pelo equipamento de ar-condicionado.
TCE Triton Coefficient of Effectiveness (Coeficiente Triton de Eficiência), uma métrica de eficiência do data center desenvolvida pelo Uptime Institute, sinônimo de UCE. (ver também CoE)
TCY Telecity
Termistor Um tipo de resistor com resistência que varia de acordo com a temperatura.
TIA Telecommunications Industry Association (Associação da Indústria de Telecomunicações)
TSA Transition Services Agreement (Acordo de Serviços de Transição)
U Uma unidade de espaço em um rack, igual a 1,75". A dimensão vertical dos racks e equipamentos de TI é geralmente especificada em "Us", como por exemplo 42U.
UCE

Upsite Coefficient of Effectiveness (Coeficiente de Eficiência Upsite), uma métrica de eficiência do data center desenvolvida pelo Uptime Institute, sinônimo de UCE. (ver também CoE)

UPS

Uninterruptible Power Supply (Fornecimento de energia ininterrupto), um dispositivo colocado em série com o fornecimento de energia do utilitário que contém armazenamento de energia, de tal modo que o fornecimento de energia do sistema UPS seja contínuo, mesmo quando o fornecimento do utilitário for removido. Embora o armazenamento de energia baseado em bateria seja mais comum, o armazenamento de energia baseado em volante está se tornando popular em razão do custo de manutenção reduzido.

V Volt, uma unidade de potencial elétrico.
VA

Volt-ampere, uma unidade de potência aparente. Em circuitos AC, a magnitude da tensão ao longo de um circuito multiplicada pela corrente ao longo do circuito é a potência aparente. Incluir uma representação do ângulo entre as duas formas de onda em forma de fator de potência (ver PF) produz a potência real.

VFD

Controlador de frequência variável, um dispositivo que fornece potência AC de frequência variável, normalmente usado para controlar a velocidade de motores de indução. No data center, é comum variar a velocidade de ventoinhas, bombas e refrigeradores.

VNI Virtual Network Interface (Interface de Rede Virtual)
VZ Verizon
W

Watt, uma unidade de potência comumente usada em discussões sobre energia. Os watts são o produto do potencial (volts, consulte V) e da corrente (amperes, consulte A). Se a corrente e a tensão forem AC, a relação entre watts, volts e amperes incluirá o fator de potência (consulte PF), watts = volts x amperes x PF.

Waterside Economizer (Economizador do lado úmido)

Um sistema que usa uma fonte diferente de um refrigerador para refrigerar a água de loop secundário usada pelos AHUs. Normalmente, ele é composto por um refrigerador a seco ou torre de refrigeração, tubulação, válvulas e, no caso da torre de refrigeração, também inclui um trocador de calor, já que a água de loop secundário recebe um tratamento completamente distinto da água de loop primário e é comumente uma água bem "melhor".

Wet-Bulb Temperature (Temperatura de bulbo úmido)

A temperatura do ar medida por meio de um termômetro de bulbo úmido, ou seja, a temperatura em que uma superfície molhada pode ser refrigerada por evaporação. Essa temperatura é afetada pela temperatura de bulbo seco e pelo ponto de condensação do ar. A temperatura do bulbo úmido do ar do secador é menor. Esta é uma restrição de concepção quando se utilizam torres de refrigeração ou capas de evaporação no processo de refrigeração.

Wg Polegadas de coluna d'água, uma unidade de pressão baseada na altura de uma coluna d'água suportada pelo diferencial de pressão entre o topo e a base da coluna. 1 polegada wg = 0,036 psi.
WIP Work in Progress (Trabalho em progresso)
Work Cell (Célula de trabalho)

A área de um rack e a área relacionada imediatamente na frente e atrás do rack. Os racks padrão têm 60 centímetros de largura e 1,2 metros de profundidade. Os corredores padrão têm 1,2 m de largura, então metade desse espaço é espaço de trabalho para um determinado rack. Isso resulta em uma célula de trabalho padrão de 16 ft². O tamanho real da célula de trabalho varia conforme o projeto do data center.

WPSF

Watts per Square Foot (Watts por pé quadrado), uma unidade de densidade de potência. Em relação a data centers, este é um termo geral faz referência à carga total em um espaço específico dividida pela área total desse espaço. Este é um parâmetro de concepção para a capacidade total dos sistemas de refrigeração e de energia e é utilizado em conjunto com a carga de ponto (a quantidade de carga em um espaço pequeno, como um rack).

WUE

Water Usage Effectiveness (Eficácia do uso de água), uma métrica de sustentabilidade definida pelo The Green Grid, que é uma medida da água usada no local em operações de data center, incluindo a umidificação e evaporação no local para a refrigeração ou produção de energia. O WUE é calculado pela divisão do "uso anual de água" pelo "consumo de energia do equipamento de computação de TI". As unidades de WUE são litros/quilowatt-hora (L/kWh).

Z-Side Demarc Clientes que não fazem encomendas (frequentemente, mas nem sempre uma Operadora)